carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

A Nova Ética

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
A Nova Ética

Livro Ruim - 1 comentário

  • Leram
    1
  • Vão ler
    1
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    0

Autor: Pierre Weil

Editora: Rosa dos Ventos

Assunto: Ensaio

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 110

Ano de edição: 1998

Peso: 135 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Ruim
Marcio Mafra
31/10/2004 às 11:01
Brasília - DF

O nome Pierre Weil, apareceu na mídia lá pelos anos 80/85, relacionado ao assunto "holismo" ou "holística". Na mesma época, em Brasília, durante o Governo do José Aparecido, muito afeito ao verniz cultural, foi inaugurada "Universidade Holística", na Granja do Ipê, área onde hoje se localiza a casa de festas, "Mansão das Águas". Parece que o assunto não prosperou. Holística ou holismo é uma confusa teoria segundo a qual o homem é um todo, não divisível e que não pode ser explicado em partes. O livro da Nova Ética também não. A ética que o professor Weil descreve em seu livro, é conceituação incompleta que se mistura num turbilhão de consciência cósmica com psicologia transpessoal e holismo. Coisa que leitor não iniciado no holismo certamente não conseguirá digerir. Holismo não é uma completa perda de tempo, mas é como OVNI. Qualquer leitor inteligente passa logo a acreditar no assunto, para não discutir à toa. A leitura do livro acabou mais ou menos assim: meio barro e meio tijolo. Ademais se já é difícil conceituar ou discutir a antiga ética, a "nova" fica quase impossível.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Divagações estudiosas sobre a ética, abordando: O que é ética, Os princípios éticos nas tradições religiosas e espirituais, Valores éticos na modernidade, Uma nova escala de valores universais, Os campos de aplicação da nova ética, A declaração de canela - uma visão holística da ética.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Cor, sexo, politica, religião se referem a atitudes; o autor tomou a precaução de fazer uma investigação separada e distinguir a influência dos valores sobre as atitudes e sobre o comportamento efetivo. O espaço não nos permite dar os detalhes deste aspecto da pesquisa. Basta dizer que os valores são também significativamente relacionados com comportamentos efetivos. Por exemplo, o valor "igualdade" é o mais preditivo em relação ao comportamento inter-racial de participar de demonstrações públicas, demorar mais tempo nos contatos pelo olhar, ou participar de atividade de política racial. O valor "salvação" é o mais preditivo da freqüência a igreja. "Um mundo em paz" é o valor mais relacionado com a atividade profissional de artista. Assim, valores são significativamente relacionados com comportamentos e atitudes, e, em linhas gerais, na mesma direção.


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Não há.


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2019
Todos os direitos reservados.