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Conhecendo Um Centro de Estudos Supletivos

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Conhecendo Um Centro de Estudos Supletivos

Livro Ótimo - 1 opinião

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Autor: Mario Sérgio Mafra

Editora: MEC

Assunto: Educação

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 64

Ano de edição: 1979

Peso: 95 g

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Ótimo
Marcio Mafra
25/09/2004 às 18:29
Brasília - DF

Manual do Centro de Estudos Supletivos orienta a projeção, instalação, funcionamento e administração de uma escola de ensino supletivo. Manual técnico é assim mesmo: chato de ler. O autor, ao contrário é bom. Bom de conversa, bom de papo, bom de inteligência, bom de cultura, bom de cabeça, bom de conhecer. Além do "Conhecendo Um Centro...", escreveu alguns outros livros, sempre na área educacional. Claro que livro de irmão não se comenta com isenção, mas se guarda com carinho.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Orientações operacionais indispensáveis à instalação de um CES Centro de Estudos Supletivos.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

E estão aí os Centros de Estudos Supletivos. Flexíveis, dinâmicos, objetivos. Mudança radical, que permita resolver o problema a curto, médio e longo prazos, e que atenda às peculiaridades do tipo de clientela do ensino supletivo, é a única forma pela qual se poderá atender ao "maior desafio proposto aos educadores brasileiros pela Lei n95.692, de 11 de agosto de 1971. Um fato é inconteste: diante dos dados estatísticos verificados e levando-se em consideração as peculiaridades do ensino supletivo, não há como utilizar os mesmos tipos de metodologias, escolas e professores do ensino regular. O ensino supletivo, além do enfoque pedagógico, deve enfrentar o problema social ligado às características psicológicas da sua clientela, que precisa, urgentemente, pela via do estudo, realizar-se como pessoa humana, tornando-a mais participativa, com todas as suas potencialidades, no processo de desenvolvimento, do qual já participa, com dificuldades e desperdícios, por falta de melhor conhecimento e habilidade de desempenho na força de trabalho. O ensino supletivo tem que ser integral, criativo, objetivo: é preciso harmonizar o sistema de valores com a teoria, a práxis e a tecnologia pedagógica específica.


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Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

O autor, Mário Sérgio Mafra, me presenteou este exemplar, que escreveu quando trabalhava na Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus, um departamento técnico do Ministério da Educação, lá pelo final dos anos 70.


 

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