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Manual Brasileiro de Promoção de Vendas

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Manual Brasileiro de Promoção de Vendas

Livro Ótimo - 1 opinião

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Autor: R B Chalmers

Editora: Civilização Brasileira

Assunto: Marketing

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 292

Ano de edição: 1965

Peso: 430 g

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Ótimo
Marcio Mafra
15/09/2002 às 14:32
Brasília - DF

Este foi um dos primeiros livros sobre marketing e merchandising escrito sobre o mercado brasileiro e por autor brasileiro, ainda na metade dos anos 60. Claro que decorridos quase 40 anos, os conceitos, métodos, abordagens e técnicas estão defasados. No entanto, a maioria dos fundamentos ainda são válidos. Quando o sebrae, ainda se escrevia com "c", os pequenos empresários ficavam à mingua. Uma das alternativas era buscar conceitos e técnicas nos livros que se encointrassem no mercado. Adotar formulários de campo, de relatórios, de roteiros e planejamentos de vendas era dificil, complicado e raro. Vale conhecer o "manual" para entender que venda não era só talento. Começava-se o uso da técnica.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Um autêntico manual brasileiro de promoção de vendas, editado em 1965.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

As exposições de vitrinas devem ter a duração de cada Campanha de Vendas. Entretanto, as mercadorias podem ser mudadas semanalmente, no que diz respeito as cores, modelos etc., desde que tenham sido tambem mercadorias anunciadas. Por exemplo: em uma vitrina de costumes de linho para senhoras, embora se devam manter os mesmos figurinos anunnciados, recomenda-se mudar as cores dos costumes, caso a exposição dure mais de oito dias (caso das lojas situadas nos grandes centros).
As exposições de vitrinas em lojas situadas em bairros residenciais tem duração mais efemera, pois são vistas com mais frequência pelas mesmas pessoas.
Há uma frase entre os varejistas que diz: "mercadorias bem expostas estão meio vendidas". E o fato e que encontramos sempre um numero maior de pessoas em torno das mercadorias bem expostas. Podemos mesmo dizer que display é a alavanca que, no momento dramático da decisão de compra, induz o fregues a separar-se do seu dinheiro e trocá-lo pela mercadoria que esta sendo exposta. Neste ponto, devemos dar a máxima importancia ao valor dos cinco sentidos na escolha e decisão de compra de mercadorias, e que apresentam as seguintes porcentagens de interesse:
87% - compras pela atração da vista
7% - compras pela atração do som
3,5% - compras pela atracão do olfato
1,5% - compras pela atracão do tato
1% - compras pela atração do paladar
Pode-se considerar que 87% é uma porcentagem muito elevada. Ficou, porém, comprovado pelos técnicos em pesquisas de opinião pública, que em lojas varejistas, onde há mercadorias de todas as linhas, esta porcentagem se eleva ainda mais.
Dificilmente poderernos encontrar urn produto de utilidade que não seja adquirido, pelo menos parcialmente, pela visão.
Assim, deduzimos quão importantes sao as displays, ou seja, os meios de expor mercadorias de modo a ficarem bem iluminadas, bem apresentadas, limpas e com preços marcados. Essa é a técnica de Merchandising.


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Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

De 1960 à 1968, quando ainda trabalhava no Banco Inco, começava a ouvir falar em promoção de vendas, em merchandising e em marketing. A solução era ler, por isso comprei 0 Manual Brasileiro de Promoção de Vendas.

Depois, em 2012 aconteceu o seguinte fato a respeito deste livro:

Em 25 de fevereiro de 2007 o Capitão Hilton Barbosa esteve em minha casa e levou emprestados três livros, que nunca devolveu, embora tenhamos cobrado em diversas oportunidades. Por isso, em 2011, ao fazer uma conferencia dos livros físicos compramos outros exemplares no sebo Estante Virtual. Este registro é feito para comprovar o axioma que deu inicio à Bibliomafrateca, depois chamada Livronautas: "Livro bom some"

Os três livros, emprestados e não devolvidos são:

Como Ficar Rico Com Net Work Marketing - registro físico nº 899

Desperte o Lider que há em você - registro fisico nº 898

Manual Brasileiro de Promoção de Vendas - registro físico nº 149.


 

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