carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

As Seis Lições

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
As Seis Lições

Livro Bom - 1 comentário

  • Leram
    2
  • Vão ler
    3
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    1

Autor: Ludwig von Mises

Editora: José Olympio

Assunto: Economia

Traduzido por: Maria Luiza Borges

Páginas: 98

Ano de edição: 1985

Peso: 150 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Bom
Marcio Mafra
11/10/2006 às 17:16
Brasília - DF

Todas as seis lições do von Mises, mais parecem um pequeno ensaio político e doutrinário, do que uma lição propriamente dita. Nas lições, habitualmente, são construídas uma pequena tese, demonstrados todos os ângulos ou lados do assunto. Depois elas encerram o assunto com uma conclusão objetiva. Já os ensaios literários tratam da abordagem de um assunto menos aprofundadamente, com uma menor ou nenhuma análise das partes, e sem um comprometimento decisivo da conclusão, mas quase sempre é doutrinário ou dogmático. No livro, von Mises tudo é dogmatismo. Mesmo assim, considerando que as Seis Lições foram o texto de uma conferência que o autor fez em Buenos Aires, vale a leitura. Talvez não valha o ensinamento, nem a lição. A leitura - embora por vezes complicadinha - é para não iniciados em economia.


Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Noções de economia, em seis capítulos distintos: 1) Capitalismo 2) Socialismo 3) Intervencionismo 4) Inflação 5) Investimento externo 6) Política e idéias

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

A "experiência soviética" - ou "experimento", como foi chamada - não prova coisa alguma. Nada revela sobre o problema fundamental do socialismo, o problema do cálculo. Mas teríamos razões para caracterizá-Ia como "experiência"? Não creio que, no campo da ação humana e da economia, possamos ter algo que se assemelhe a um experimento cientifico. Não se pode fazer experimentos de laboratório no campo da ação humana, porque um experimento cientifico requer a réplica de um mesmo procedimento sob diversas condições, ou a manutenção das mesmas condições acompanhada da variação de talvez um único fator. Por exemplo, se injetarmos num animal canceroso um medicamento experimental, o resultado pode ser o desaparecimento do cãncer. Poderemos testar isso com vários animais da mesma raça, portadores da mesma doença. Se tratarmos parte deles com o novo método e não tratarmos outros, poderemos comparar os resultados. Ora, nada disso é viável no campo da ação humana. Não há experimentos de laboratório nesse plano. A chamada "experiência" soviética mostra tão-somente que o padrão de vida na Rússia Soviética é incomparavelmente inferior ao padrão alcançado pelo país mundialmente reputado o paradigma do capitalismo: os Estados Unidos. Se dissermos isto a um socialista, ele certamente contestará: "As coisas na Rússia estão correndo maravilhosamente bem." E nós responderemos: "Podem estar maravilhosas, mas o padrão de vida é, em média, muito baixo." Então ele retrucará: "Sim, mas lembre o quanto os russos sofreram com os czares, e a terrível guerra que tivemos de enfrentar."

:


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Não há nada para registrar como historia deste livro


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2019
Todos os direitos reservados.