carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Brasília, Revista da Novacap - Edição 21/4/60

Para usar as funcionalidades você precisa estar logado(a). Clique aqui para logar
Erro ao processar sua requisição, tente novamente em alguns minutos.
Brasília, Revista da Novacap - Edição 21/4/60

Livro Bom - 1 comentário

  • Leram
    1
  • Vão ler
    2
  • Abandonaram
    0
  • Recomendam
    0

Autor: Não Consta Autor

Editora: Não Consta Editora

Assunto: História

Traduzido por: Livro Editado em Português do Brasil

Páginas: 117

Ano de edição: 1960

Peso: 375 g

Avalie e comente
  • lido
  • lendo
  • re-lendo
  • recomendar

 

Bom
Marcio Mafra
29/07/2006 às 18:40
Brasília - DF

A Revista não é uma publicação notável. Sua utilidade maior - nos anos 60 - era a de comunicação "oficial" dos atos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil. Mas, vale pela raridade histórica. Mesmo assim, destaco uma reportagem intitulada " a história da construção de Brasília" que informa sobre muitos fatos relevantes e fotos inéditas. Finalmente, o destaque mais curioso na pagina 87: uma foto de Fidel Castro, então Primeiro Ministro de Cuba em visita a cidade.




Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Edição especial da revista Novacap, edição número 40, de 21 de abril de 1960, data da inauguração da cidade.
Apresenta: os construtores da cidade, seguido de listagem com os nomes dos empregados da Novacap, que trabalhavam na empresa, em 21/4/60, desde o gabinete do Presidente, até os seguintes departamentos:
Secretarias do Presidente e Diretores
Departamento de Urbanismo e Arquitetura
Departamento de Viação e Obras
Departamento de Água e Esgotos
Departamento de Força e Luz
Departamento de Telefones Urbanos e Interurbanos
Departamento de Transportes e Comunicações
Departamento de Edificações
Departamento Médico
Departamento de Organização e Administração Municipal
Departamento Imobiliário
Departamento de Educação e Difusão Cultural
Departamento Geral de Contabilidade
Departamento Financeiro
Departamento Jurídico
Departamento Agrícola
Departamento de Produção Industrial
Departamento de Relações Publicas
Departamento de Compras
Departamento de Estudos e Planejamentos Agrícolas
Departamento de Terras e Colonização

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Este numero da revista da Novacap, em edição especial, documenta a história de urn sonho que se transformou em realidade: o mais que centenário sonho da mudança da Capital. Desde Tiradentes, todas as vezes que surgiu um movimento político mais profundo, ou que entraram em crise as instituições, reapareceu a ideia da interiorização da Capital. Está inscrita na Constituic;ao de 1946, como esteve nas duas outras Cartas republicanas.
Mais do que um sonho, a transferencia da Capital veio a ser um desafio, lançado aos nossos homens públicos. Ja não se tratava mais de matéria em debate, mas de decisão a executar. Riscos, dificuldades, obstáculos de toda sorte aguardavam a tarefa grandiosa. O atual Governo aceitou o desafio, deixou-se seduzir pela obra, apaixonou-se por ela, dentro de seu programa de trabalho, pela renovação nacional. O Presidente Juscelino Kubitschek comproometeu-se com o povo, durante sua campanha eleitoral, num comicio em Goiás, que poria em pratica o preceito constitucional que manda erguer no Planalto a nova Capital. Brasilia inscreveu-se entre as metas; foi a meta-sintese. Na luta pelo desenvolvimento e pelo equilibrio da ecoonomia nacional, o papel de Brasilia seria preponderante. Por ela, reencontrariamos a nossa vocação histórica, na conquista do vasto Oeste. Seria a marcha para o domíinio e a civilização de uma imensa região, que o Brasil litorâneo insistia em ignorar. Brasilia seria um ponto de partida para toda uma extraordinaria obra de pioneirismo desassombrado, essencial ao destino de grandeza a que está fatalizada a nossa patria.
Eram muitas e sólidas as razões para enfrentar o velho sonho com decisão inabalável de torna-lo realidade. A obra gigantesca encontrou o seu artifice, que aceitou o desafio, para vence-lo. O entusiasmo do Presidente Kubitschek comunicou-se a todos os que colaboraram na construção de Brasilia. A Capital da Esperança nasceu da fé de um povo que superou o derrotissmo e não se deixou envenenar pelo pessimismo esteril. O magnifico plano urbanístico de Lucio Costa está agora executado na arrojada e bela cidade, que ja conquistou a admirac;ao do mundo. Da prancheta de Oscar Niemeyer saltaram para a realidade os projetos que marcam época na historia da Arquitetura contemporanea. o velho sonho nacional foi afinal concretizado. E' possivel que a rotina e o derrotismo ainda insistam em que Brasilia nasceu depressa demais. Nao querem compreender que o Brasil mudou de ritmo, na impaciencia de Nação jovem que tomou consciência de seu destino e de seus recursos inesgotaveis.
Brasilia é a mais enfatica afirmação da capacidade e da obstinação de nosso povo.
Todos os que trabalharam em sua construção, dos mais humildes aos mais categorizados, tinham e tem certeza de estar colaborando com a obra mais diretamente ligada a grandeza nacional. O sonho transformou-se em realidade. Brasilia existe, na vastidão do Planalto, no coração do Brasil. Este numero especial da revista da Novacap documenta o nascimento da cidade com que muitas gerações sonharam. 0 exito incontestavel da meta-sintese do Presidente Juscelino Kubitschek é uma vitoria do Brasil. A inaugurac;ao de Brasiilia anuncia, neste momento, muitas outras vitorias, que serão certamente no ritmo acelerado do progresso que ja não se adia para o futuro, porque é tarefa do presente, de cada dia de todos os brasileiros.


Nenhuma informação foi cadastrada até o momento.

Marcio Mafra
18/01/2013 às 19:17
Brasília - DF

Março de 2006. O trajeto diário, que faço entre a estação do Metrô e o meu local de trabalho, no Setor Comercial Sul, tem uma área suja e mal cheirosa, permeada de "informais", camelôs e alguns malandros que vendem mercadorias ordinárias ou contrabandeadas. Ali, numa banca de rua, que comercializa revistas e livros "velhos", encontrei essa preciosidade: a edição 40 da Revista Brasília, numero especial de 21 de abril de 1960, dia da inauguração da cidade. O mais notável é que consta os nomes de todos os funcionarios dque trabalhavam na NOVACAP - Cia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, por ocasião da inauguração da cidade, no dia 21 de abril de 1960.


 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2019
Todos os direitos reservados.