carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Bruno Paes Manso

Bruno Paes Manso

Biografia


Bruno Paes Manso é Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica. Pesquisador de Pós Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da USP sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade. É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge. Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.

Escreveu – O Homem X e  “Homicides” em São Paulo.

 

Camila Nunes Dias tem graduação em Ciências Sociais, com licenciatura plena, mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora adjunta da UFABC Universidade Federal do ABC. Também atua como pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo. É associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desenvolve pesquisas relacionadas ao campo da segurança pública, criminalidade organizada e violência, a partir de dois eixos de análise: de um lado, o foco sobre o sistema prisional, sobretudo as relações sociais entre os presos e entre presos e administração, nas formas de gestão da ordem nas prisões, das redes de poder estabelecidas dentro deste espaço institucional e das diferentes redes de articulação existentes que envolvem presos, funcionários, familiares de presos, governo etc. Ainda no que se refere ao sistema prisional, realizou um projeto com um forte viés histórico que busca resgatar curtas experiências de representação de presos legitimadas pelo governo paulista na década de 80, bem como os conflitos envolvendo essa ação política e as eventuais continuidades entre o fracasso (devido a um boicote) desta experiência e o surgimento do Primeiro Comando da Capital (PCC).Neste sentido, a participação política, diferentes formas de representatividade, a construção ou obstrução de canais de expressão de demandas da população carcerária - e os seus efeitos - são elementos centrais da discussão. O segundo eixo através do qual as pesquisas são realizadas, está centrado na área de fronteira como lócus da análise de redes criminais, sobretudo daqueles ligadas ao narcotráfico e ao tráfico de armas. Neste sentido, procuramos compreender as formas de atuação de diferentes redes relacionadas à economia ilícita, em algumas regiões da fronteira brasileira, e as dinâmicas sociais, políticas e econômicas resultantes desta atuação. A compreensão da forma de atuação destas redes envolve eventual articulação dessas redes com outras redes, a articulação das redes ligadas à diferentes etapas que compõem o comércio de drogas ilícitas (produção, distribuição e varejo), as formas pelas quais se vinculam com a economia formal e com os agentes públicos encarregados da sua repressão (no Brasil e nos países vizinhos) e com a comunidade local. Por fim, uma questão central nesta análise é a compreensão do papel da violência física nestas dinâmicas como um efeito possível - em alguns casos até frequente -, porém, não necessário ao funcionamento da economia ilegal em regiões de fronteira.

Escreveu: PCC Hegemonia nas prisões e monopólio da violência

 

  • 1 - A Guerra - A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil
  • 2 - Homicides em São Paulo
  • 3 - O Homem X
  • favorito
  • chato
  • excelente
  • desconheco

Livros de Bruno Paes Manso disponíveis no livronautas (1)


Capa Título do livro Assunto Conceito
A Guerra - A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil A Guerra - A Ascensão do PCC e o Mundo do Crime no Brasil Jornalismo Bom

 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2020
Todos os direitos reservados.