carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Benedicto Monteiro

Benedicto Monteiro

Biografia


Benedicto Monteiro ou Benedicto Wilfred Monteiro nasceu em Alenquer, Estado do Pará em 1924 e faleceu em 2008, aos 84 anos de idade. Escritor, jornalista, advogado e político. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Pará. Tem uma bibliografia generosa. E em sua honra a Biblioteca da Universidade Federal do Pará se chame Biblioteca Benedicto Monteiro.

(Transcrito do Blog - http://benedictomonteiro.blogspot.com/p/obra.html)

A obra do escritor, sobretudo sua tetralogia amazônica composta por VerdeVagomundo, O Minossauro, A Terceira Margem e Aquele Um, é reconhecida, estudada e prestigiada não só no Brasil, mas, sobretudo no Exterior. Na Europa, em países como Portugal, Holanda, Itália e Alemanha, onde suas obras são traduzidas e servem como objeto de teses de mestrado e doutorado, e de monografias e estudos acadêmicos.

Especialmente na Alemanha, onde em tese de doutorado defendida pelo Professor Klaus Meyer Koeken, intitulada "Die Illusion Von oraitãt im brasilianischen Roman": "Zur Simulation realer Sprechsituationen in drei ‘mündich erzählten Lebensgeschichten ", com resumo em português: "A ilusão da oralidade no romance brasileiro", destaca e considera o romancista brasileiro Benedicto Monteiro como um dos representantes da literatura brasileira neste estilo de narrativa, colocando-o ao lado dos renomados escritores França Junior e Guimarães Rosa.

 

Nos Estados Unidos da América, sua obra literária é objeto de estudo acadêmico de autoria do Professor Macolm Silverman da San Diego State University – Califórnia, que em sua obra traduzida para o português intitulada "Protesto e o novo romance brasileiro", dá destaque à obra do escritor Benedicto Monteiro e comenta: "...Ao iluminar a noite simbolicamente, Benedicto Monteiro termina Verde Vagomundo com uma nota de esperança e resistência, cujo otimismo era, ironicamente, difundido logo após o golpe militar, embora já houvesse terminado ao tempo da publicação do romance...". Este estudo, com tradução de Carlos Araújo, foi publicada no Brasil pela Editora Civilização Brasileira, no Rio de Janeiro, no ano de 2000 e é considerado o melhor "Melhor Livro de Ensaios"- Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte.

O escritor Benedicto Monteiro recorrendo a sua vasta experiência literária, contextualizou a história do Pará, com todas as suas nuances e dimensões, resgatando, de forma didática, os valores da rica cultura paraense, lançando em parceria com as Organizações Rômulo Maiorama - ORM, a obra História do Pará, distribuída em fascículos encartados pelo jornal "O Liberal" no ano de 2001. Esta obra representa a síntese da história paraense, desde os fundamentos da pré-história amazônica à sua contemporaneidade, sob o ponto de vista econômico, geográfico, social, político e ecológico.

 

 

 

  • 1 - Verde Vagomundo
  • 2 - A Terceira Margem
  • 3 - Aquele Um
  • 4 - Bandeira Branca
  • 5 - Direito Agrario e Processo Fundiario
  • 6 - O Carro dos Milagres
  • 7 - O Minossauro
  • favorito
  • chato
  • excelente
  • desconheco

Livros de Benedicto Monteiro disponíveis no livronautas (1)


Capa Título do livro Assunto Conceito
Verde Vagomundo Verde Vagomundo Romance Excelente

 

Receber nossos informativos

Siga-nos:

Baixe nosso aplicativo

Livronautas
Copyright © 2011-2019
Todos os direitos reservados.