carregando

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

 

Você está aqui Principal / Glossário

Glossário

Brochura

Livro de capa mole


Clone Literário

Replicas desavergonhadas de qualquer outro livro já editado, inclusive do proprio autor.


Conto do Livro

O "conto do livro" é semelhante ao conto do "vigário", do "paco" e do "bilhete premiado", urdido para tomar dinheiro de leitoras trouxas.

Era muito praticado na década de 1960. Naquela época, editores espertos aproveitavam suas ótimas estruturas de venda porta-à-porta, para entupir incautos leitores, com quilos e mais quilos de livros. Para forçar a venda de um "autor bom" como Victor Hugo, Jorge Amado, Machado de Assis, Rouseau, Tolstói, Eça de Queiroz ou Shopenhauer, por um preço altíssimo, pagável em 10 ou 12 módicas parcelas mensais, se oferecia ao leitor comprador "inteiramente gratis" um "valioso brinde", "ricamente encadernado", ou seja, uma antologia de qualquer coisa: poesia, discursos, galinhas, sapos, sexo dos anjos. Bestagem pura.

Passados mais de 50 anos, eis que jornais, como o Folha de São Paulo e outros menos votados, aplicam o mesmo "conto", numa versão revista e atualizada, para o leitor adquirir uma assinatura anual do jornal, ou famosas revistas semanais, ou outro periódico qualquer , ganha "a genial coleção dos livros contendo os mais famosos azulejos fabricados no Brasil" ou "as receitas de galinha ensopada mais deliciosas de Minas Gerais" ou outra bestagem semelhante.


Covardia Livresca

São livros impostos aos leitores por qualquer forma suasória, persuasiva ou mesmo sub-repticiamente.


Cultura Métrica

Cultura métrica é a aquisição de livros aos metros, para efeito decorativo.


Desjuvenecimento

Deixar de ser jovem, citado no Livro A Gangue do Pensamento, de Tibor Fischer. 


Desproblemizar

Solucionar problemas, expressão muito citada no Livro A Gangue do Pensamento, Tibor Fischer.


Fenalisi

FENALISI - Festival Nacional de Literatura Surpreendentemente Intelectualizada


L.E.M. Livro de Estrangeiro Metido

Livro de estrangeiro metido são livros escritos por autores estrangeiros, que segundo Milôr Fernandes assim se definem..."Os estrangeiros, porém, escrevem best-sellers que vendem bastante e fracassos totais que vendem mais ainda."


Literatura Big Mac

São livros editados em grandes quantidades, mas, como os famosos sanduiches, têm validade de apenas um dia.


Literatura de Mimeógrafo

São livros não originais, cópias ou remendos mal feitos de outros livros, geralmente do mesmo autor


Literaturial

É característica particular de livros espíritas, ou psicografados. São belos títulos em obras desconjuntadas, sem rumo. Produção literária farta e generosa, porém sem nenhum cuidado. Nem de estilo, técnica, tema ou escolas, mesmo porque não cabe qualquer preocupação ou cuidado por parte do autor, que sempre alegará ter sido - apenas - o veículo do espírito. O autor escreve, mas o faz em nome de um espírito, que lhe dita o conteúdo do livro.

 


Livro Coxo ou Livro Manco

É um livro desequilibrado. Que evolui sem equilíbrio, sacoleja pra lá e prá cá e conclui a narrativa só porque o livro chegou no final. Fica a sensação de leitura fora do prumo. Leitura que parece faltar uma perna. Coxo. Manco.

 


Livro de Trouxa

O mesmo que ouro de trouxa.


LIVRO QUE DÁ FORMIGA

É livro que conta história tão açucarada, tão tolinha, tão docinha, tão melosinha e tão vazia, tipo acucareiro aberto, que acabam dando formiga.


LIVRO T.D.B.

Livro TDB é um livro "tudo de bom".


Meio Barro, Meio Tijolo

Livro meio barro, meio tijolo é uma sensação que o leitor tem quando, ao término da leitura, o final não define a história. Fica a sensação de coisa incompleta, nem dura, nem mole, como tijolos nas olarias que são rejeitados pelo controle de qualidade. 


Muita Galinha Pra Pouco Ovo

Expressão das ilhas açorianas, significando muito barulho para pouca produção.


Oleandro

É um tipo de arvore, comum na Turquia, muito mencionado no Livro A Neve.


Opinião Simples

Opinião de leitor: trata-se de uma simples opinião, despida de qualquer análise literária, emitida como se fora um despretensioso juizo de valor. 


P.E.I.

PEI Patifaria Espiritual Inconsciente é o resultado de aulas, conferências, treinamentos, work shop, cultos, missas e outras cerimônias correlatas administradas por pessoas espertas, que exploram as fraquezas de outras pessoas inocentes, que - momentaneamente - estão com problemas e não sabem como resolvê-los.


Rabo de Foguete Literário

É fenomeno que não pode ser visto nos céus, mas existe aqui na terra.

Sempre que um autor faz sucesso na edição de um grande livro, ele sai da categoria de autor e vira escritor. Aí o seu genial aditor, no rastro daquele foguete, publica um ou mais livros que apenas vendem, sem fazer sucesso, mas estarão sempre atrelados ao rabo de foguete